O que acontece na primeira consulta?

Neste encontro, com duração média de 50 minutos, é convidado(a) a expor as razões que levaram à marcação da consulta. Se é a primeira vez que procura os serviços de um psicólogo clínico, sinta-se livre para colocar questões sobre o processo terapêutico. É feita uma avaliação da situação e equacionadas as possibilidades de intervenção e pode ser necessária mais uma ou duas sessões para este efeito.

 

Preciso de dar os meus dados pessoais?

Sim. A sua identificação serve para a marcar sessões no registo presencial ou online e trocar correspondência, se necessário (ver Termos e Condições).

 

O que é o contrato terapêutico?

É o compromisso definido entre paciente e psicólogo no início de uma psicoterapia ou de um processo de coaching psicológico. Aqui se estabelece a hora e o preço por sessão, a modalidade de pagamento e as normas relativas às faltas e interrupções das sessões.

 

Qual é a frequência das sessões?

A regularidade é uma condição essencial para alcançar os resultados pretendidos. Por norma semanal, a periodicidade é revista em função da evolução do caso.

 

Quanto tempo pode levar?

A duração depende da avaliação da evolução reportada nas sessões (melhorias relativamente ao sintoma, percepção de bem estar, efeitos na qualidade de vida) e será analisada caso a caso.

 

Como proceder no registo online?

Ao solicitar a sessão à distância, assegure-se de que tem as condições de privacidade necessárias no local que eleger para este efeito, como previsto pelo código Deontológico da profissão e à luz do RGPD em vigor na UE.

Descarregue um programa de conversação gratuito (Skype, Whatsapp) no telefone, PC ou tablet (com iPhone, pode ser via FaceTime).

As consultas à distância têm a mesma duração e custo das presenciais e são pagas por transferência bancária (IBAN PT50 0033 0000 3718 0000 6245 5).

Embora seguras, as plataformas de conversa não eliminem a 100% o risco de hacking. Não descure a manutenção do software e use meios de contacto alternativos se notar quebras de conexão sucessivas.

 

As consultas são comparticipadas?

Na ausência de protocolos com seguradoras, subsistemas de saúde ou parcerias, vigora o preço de tabela (valor fixo definido por profissional /entidade onde presta serviços). Se tem seguro de saúde, informe-se das condições em que pode beneficiar de reembolsos. A psicologia clínica e da saúde é uma especialidade da Ordem dos Psicólogos e as consultas são consideradas despesas de saúde para efeitos fiscais.