Especialista em psicologia clínica e da saúde,
psicoterapia e coaching psicológico
Nasci em Lisboa, vivo e trabalho em Oeiras e elegi a mente humana e a comunicação como objetos de estudo. Aprecio caminhar, meditar e viajar. Os livros, a música e os podcasts são os meus companheiros de estrada. Interesso-me por estilos de vida conscientes e formas de nos relacionarmos.
Na prática clínica, que exerço no setor privado, uso um modelo orientado para o bem-estar corpo-mente. No jornalismo em comportamento procuro abordar temas que a todos interessam numa linguagem simples. Valorizo projetos comunitários sustentáveis e defendo que a vida é o que fazemos dela a cada momento.
Percurso Académico
Licenciei-me em Psicologia Social na Universidade de Lisboa, em 1987. Um ano depois, ingressei no Jornalismo. Em 2001 concluí o mestrado em Psicologia da Saúde, no ISPA – Instituto Universitário, com a tese Perceção e Impacto do Stress na Qualidade de Vida de uma Amostra de Jornalistas.
Certifiquei-me em Constelações Familiares, Hipnose Clínica e EMDR e publiquei um artigo na revista da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (2015)
Em 2020, frequentei a formação em Meditação Mindfulness, orientada pela dupla americana Tara Brach e Jack Kornfield.
Afiliações Profissionais
Inscrita na Ordem dos Psicólogos Portugueses, com as Especialidades de Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia e Coaching Psicológico
Membro credenciado da AP, Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica, em cuja revista publiquei um artigo intitulado Identidade: Estrangeiro.
Registered EuroPsy Psychologist pela European Federation of Psychologists' Associations (EFPA)
Certificada pela Entidade Reguladora da Saúde E152766
Colaborações em Congressos e Programas
- “A presença mediada pela tecnologia”, Congresso Psicanálise e Crise, ISPA - Instituto Universitário, 2020
- “À distância de um like: os dilemas da identidade e interação digitais”, Congresso Psicanálise Clínica e Aplicada, ISPA - Instituto Universitário, 2019
- Snapchat e a Geração Millennial, Programa Central Parque, RTP3, 2016
- O Lugar do Storytelling na Sociedade Tecnológica - Encontros da Sociedade Portuguesa de Psicossomática, 2016
- O Impacto da Tecnologia no Quotidiano - Conferência TalkABit, 2015
Media
Iniciei funções como jornalista profissional em 1988, na TSF. Fiz parte da TVI desde a primeira emissão e fui colaboradora da revista Máxima.
Há quase vinte anos que concilio a prática clínica com o exercício do jornalismo na Revista VISÃO (desde 1999). Consultar Entrevistas e Artigos AQUI
Em 2008 fui coautora do livro Vencer nos Exames.
Em 2018 ganhei o Prémio de Jornalismo - Viver com Doença Mental, atribuído pela Angelini Pharma, com o artigo jornalístico “Os miúdos não estão bem”
Em 2022, a reportagem "Sinto-me Frágil" (em co-autoria) venceu o primeiro Prémio da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental.
Testemunhos
Perceber a minha história
Quando tive um bloqueio por causa de ansiedade, a Dra Clara ajudou-me a lidar com os assuntos que estavam na sua origem. O processo não foi fácil nem curto mas o seu apoio, empatia, clareza, memória notável e discernimento ajudaram-me a perceber a narrativa que contava a mim própria e começar a contá-la de um modo reparador.
Maria - Artista
Um espaço seguro.
Fico muito sensibilizada, grata, não só pelo testemunho tão franco como pelo facto de, no espaço seguro em que nos conhecemos, ter visto diante de mim uma pessoa, uma mulher, profissional, mãe e filha com uma enorme capacidade de entrega, valores próprios e um espírito de superação. Inspiradora por tudo isso.
Cláudia - Gestora
Profissionalismo e competência
Houve um momento da minha vida em que vi esgotadas as possibilidades de ver perspectivas diferentes para o meu rumo. Precisava de foco e de objectividade e procurei um terapeuta. Nessa procura encontrei-te a ti, Clara Soares.Não consigo avaliar tecnicamente o teu método mas encontrei no teu profissionalismo e competências o ser humano que procurava. Um obrigado imenso.
Pedro - artista plástico
Capta o cerne das questões
A Clara Soares é uma mente livre que vê mais além. Capta muito bem o cerne das questões. A sua abordagem toca nas feridas e proporciona um bálsamo enquanto se trata delas. Tudo isto tem por base um intuito claro: ver a pessoa aliviada, com uma esperança renovada no futuro e – algo que para mim é essencial – sem criar ‘prisioneiros’.
Patrícia - a residir fora de Portugal