Psicologia temos todos. Psicologia, a ciência que sistematiza o senso comum. O ‘psi’ tem carteira profissional e pode aplicar a sua certificação e especalidade em muitas áreas. Investigação. Meio empresarial. Educação. Saúde. E por falar nisso, o que é ir ao ‘psi’? Se não sabe, isto é para si
O que faz um psicólogo clinico: Tradicionalmente associado à imagem do divã, o exercício da prática clínica é a mais popular das aplicações da psicologia enquanto ciência e tem vindo a diversificar-se e a reinventar-se. O ‘psi’ é um profissional de saúde, pode ter uma especialidade e trabalhar em equipa com médicos, mas não prescreve medicamentos. O exercício da atividade inclui a realização de consultas e implica pertencer à Ordem dos Psicólogos (OPP).
A meta: pode centrar-se prevenção de doenças (saúde pública), na melhoraria de competências e na promoção de bem-estar (mental e emocional) ao longo da vida. E estender-se ainda à prestação de cuidados em a situações de emergência ou ao tratamento de problemas psicológicos.
A função: consiste em fazer um diagnóstico (com base no modelo teórico usado e no DSM, Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais) e encontrar, em conjunto, uma solução para a questão apresentada. Alguns exemplos: gerir sintomas (ansiedade, estados fóbicos e depressivos, etc), reduzir mal-estar (doenças crónicas, fases de convalescença), regulaçao emocional.
O formato: em regime presencial ou à distância. A modalidade varia em função do tipo de trabalho pretendido (aconselhamento, coaching, psicoterapia).